Nome: Eduardo Nascimento Costa
Data de Nascimento: 23/09/1982
Local de Nascimento: Florianópolis / SC
Altura: 1,84 m
Peso: 78 kg
Carreira: Grêmio (2000/2001); Bordeaux (2001/2004) e Olympique de Marselha (2004)
Títulos: Copa da Liga da França (Bordeaux - 2002)
Data de Nascimento: 23/09/1982
Local de Nascimento: Florianópolis / SC
Altura: 1,84 m
Peso: 78 kg
Carreira: Grêmio (2000/2001); Bordeaux (2001/2004) e Olympique de Marselha (2004)
Títulos: Copa da Liga da França (Bordeaux - 2002)
Adaptação na França
“Os primeiros seis meses foram muito complicados, como é para a maioria dos brasileiros que chegam na Europa. Tudo muda: cultura, alimentação, língua e, claro, o estilo de jogo. Se até hoje, quatro anos depois, eu ainda sinto um pouco, imagina na época ? Mas graças a Deus eu consegui me virar e também tive a ajuda dos meus companheiros de Bordeaux na época. O time estava muito bem e eu também tive ótimas atuações que me deram força para suportar a mudança de país”
Saída do Bordeaux para o Olympique de Marselha
“Foi outra mudança brusca. Apesar da história que possui, no Bordeaux a pressão não é tão grande como no Olympique. Enquanto o Bordeaux é clube mais tranqüilo, o Olympique é um clube de uma torcida muito grande e fanática, que pressiona bastante. E essa pressão, em certos momentos, acaba prejudicando técnicos e até jogadores. Mas eu já estou adaptado e consigo suportar tudo sem problemas. Outra coisa que ajudou é que Marselha é uma cidade onde as pessoas são mais abertas, parecendo-se mais como Brasil”
Objetivos do Olympique
“Conquistar o campeonato realmente ficou muito complicado. Temos que pensar agora em conseguir uma vaga na Champions League da próxima temporada. Esse é o nosso objetivo. Conseguindo isso, será como um título. Passamos por muitos problemas nessa temporada como mudança de técnico, de presidente, além da equipe ter quase oito ou nove jogadores diferentes da temporada passada. Por isso, uma vaga na Liga dos Campeões será um grande triunfo para todos nós”
Planos futuros e interesse do Real Madrid
“Realmente ocorreram sondagens por parte do Real Madrid e de outras equipes européias. Inclusive quando eu ainda estava no Bordeaux. Mas no momento estou focado somente em ajudar o Olympique a alcançar seus objetivos. É claro que seria um honra atuar um dia em um clube como o Real Madrid, mas as coisas têm que acontecer naturalmente”
Seleção Brasileira
“Fui convocado várias vezes e participei da campanha das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Estou de fora há um tempo, mas estou realizando meu trabalho aqui no Olympique com muita dedicação de vontade pensando em voltar a Seleção”.
Grêmio
“Fico triste pela situação do Grêmio, pois foi o clube que me revelou para o futebol mundial e onde fiz muitos amigos. Torço para que o time conquiste a segunda divisão e volte para a elite do futebol brasileiro que é o seu lugar”
Entrevista realizada dia 26/4/05 -Marcos Felipe (GloboEsporte.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário